Empreendedorismo

Controle Financeiro empresarial. Como fazer?

Você sabe quanto sua empresa fatura por dia? Tem uma planilha de Controle Financeiro empresarial? Você planeja todos os gastos? Sabe quanto pode investir?

Se sua resposta for não, não se assuste, você não é o único. Os empreendedores de pequenos negócios geralmente ficam mais focados na correria do dia a dia e, muitas vezes, esquecem de organizar melhor a gestão da empresa.

Resultado: praticamente todos os esforços para administrar o negócio ficam concentrados em corrigir problemas gerados pela falta de planejamento. Afinal, se você não sabe quanto gasta, provavelmente não saberá quanto ganha e o que pode investir para melhorar a empresa e fazê-la crescer.

Controle financeiro empresarial

O objetivo final de todo negócio é obter lucro, certo? Isso significa que você deve ter noção de quanto sua empresa está vendendo (produto ou serviço) e quanto você está ganhando por isso.

Para ter um controle financeiro empresarial você precisa de duas coisas: informação e tomada de decisão. Ou seja, informações consistentes para tomar as melhores decisões e, assim, agir da maneira certa.

Informações e tomada de decisão

Obter informações significa conhecer a fundo o próprio negócio e o mercado que ele está inserido. Mas, o empresário só terá informações internas (da empresa) consistentes se ele tiver números confiáveis – controles financeiros em dia.

Então, o primeiro passo para a gestão financeira é organizar os números. Coloque a casa em ordem para saber como a empresa está. A partir daí você poderá tirar algumas informações e, consequentemente, tomar decisões importantes.

Com os números corretos em mãos, você terá informações suficientes para administrar seu fluxo de caixa e trabalhar seu capital de giro.

Organize os Controles Financeiros

Controle diário de caixa

Registre todas as entradas e saídas de dinheiro. Lembre-se de anotar o saldo do caixa para no fim do dia você saber o que lucrou.

Dica: se você tiver dinheiro em caixa, antecipe os pagamentos por três a cinco dias para evitar o depósito em bancos e, consequentemente, o pagamento de CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira).

Controle bancário

Registre toda a movimentação bancária da sua empresa. Recebimentos, pagamentos, créditos, débitos e tenha controle sobre o saldo existente.

Controle diário de vendas

Se o seu foco são as vendas, mantenha um controle diário de tudo que sua empresa vende. Assim você terá informações suficientes para trabalhar suas metas.

Controle de contas a receber

Registre todos os valores que a empresa tem a receber. Mantenha este controle para saber quais os clientes pagam em dia. Assim você poderá tomar a decisão certa em relação a cada cliente. Por exemplo: aumentar o limite de crédito dos clientes que pagam em dia.

Controle de contas a pagar

Não basta cobrar, você precisar honrar com seus pagamentos. Fica muito mais fácil fazer isso com uma planilha organizada com todos os prazos. E lembre-se: ao pagar suas contas em dia, você adquire uma série de vantagens. Como, em caso de dificuldades financeiras, poder estabelecer prioridades de pagamento, por exemplo.

Controle Mensal de despesas

Controlando tudo que você gasta, fica mais prático analisar os que são desnecessários que podem ser eliminados.

Controles de estoque

Controlar o estoque é fundamental. Assim você evita possíveis desvios, faz as reposições necessárias e reduz a compra de produtos que ficam muito tempo parados no estoque.

Anotou tudo? Agora mãos à obra para colocar seus Controles Financeiros em dia. Se você quer se capacitar melhor e garantir mais sucesso na gestão financeira, participe da oficina gratuita do Sebrae/SC Sei Controlar Meu Dinheiro. Confira abaixo as datas e locais.

05/09/2013 – Joinville
10/09/2013 – Itajaí
30/09 /2013 – Araranguá

Se você quer se aprofundar mais sobre gestão financeira e tomada de decisão, o curso Gestão Financeira do Controle à Decisão é o ideal. O curso tem duração de três meses e une teoria e prática para você aplicar na sua empresa, além de consultoria especializada do Sebrae.

Confira o cronograma abaixo:

16/09/2013 – Florianópolis
16/09/2013 – Rio do Sul

Tags: , ,

Sem comentários ainda.

Comente